"Um dia verde nas saladas, nas florestas e na conta corrente, sempre!!!"

Quem sou eu

Minha foto
búzios, rj, Brazil
Artista plástica e professora. Meu trabalho consiste em estudar a matéria descartada e criar com ela soluções que decorem e sirvam também. Assim nascem luminárias, peças utilitárias, decorativas, abajures,etc. Mas é na escultura em papel machê, que melhor expresso essa busca por transmutar o descartado.

Esculturas em papel machê



Esculturas em  papel machê:


Dançarina Série Salto- A venda no ateliê-
45cm de altura



Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.
 A arte do papel machê se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia.
Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. 
Na Itália, a massa era utilizada na  execução das famosas Mascaras de Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.


Receita da massa

  • Meio balde de papel picado;
  • Água;
  • Bacia e balde;
  • Peneira ou escorredor;
  • Liquidificador ou mãos fortes;
  • 200 g de cola branca;
  • 1 tampa de vinagre.
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca e o vinagre, até ficar uma massa homogênea. Você pode fazer também com cola de farinha de trigo se desejar
A cola de farinha é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água, até engrossar como mingau.


Galeria de imagens na Web:

Este site é especializado em artista do papel mache do mundo todo. Lá você pode me ver também e outras inúmeras possibilidades de aplicação desta arte milenar.Aqui posto algumas esculturas em papel machê:
Escultura/luminária- Dançarina Cristal-52cm de altura -a venda no ateliê.
Escultura/luminária pêndulo: Iemanjá- vendida
(feita apenas por encomenda)
Luminária pêndulo: Mulher Melancia- Vendida
(feita por encomenda)
Colombina apaixonada. 27cm de altura
          

Menina: 25cm de altura- vendida- feita sob encomenda-



Escultura Mãe-vendida- só por encomenda-
Nega Fulô- 17cm de altura- vendida-

Escultura Sereia Buziana em Banho de Mar-
45 x 30-  A venda no ateliê-


dama antiga 005 por adriana di macedo.
Dama Antiga- Peça feita sob encomenda- 25cm de altura

Menina-
25cm de altura
Peça vendida.

Os trabalhos de papel machê que faço são feitos um a um, por isso mesmo sendo encomendada uma peça que já tenha sido feita, seu resultado não será o mesmo por se tratar de peças feitas a mão sem forma.  A figura será parecida, porém única.